Entendendo o Estresse
Nós vivemos em tempos estressantes. Nós temos dois ou mais empregos. Nós estamos suportando pesadas cargas de trabalho e solicitações desproporcionais. Nós estamos engolindo raiva e frustração com relação a situações injustas e superiores irracionais porque nós não podemos nos dar ao luxo de sermos demitidos. Ou nós já fomos demitidos e estamos nos debatendo para encontrar outro emprego. Ou nós desistimos e estamos convivendo com o desemprego.
Pressões externas como estas são denominadas estressores. Estressores são pressões quase intoleráveis que nos trazem infelicidade e eventualmente doenças. São circunstâncias em que o indivíduo está inserido capazes de perturbar seu comportamento normal ou exacerbar um transtorno psíquico. Os estressores atingem pessoas de qualquer idade e, quanto maior a sua gravidade, piores são as conseqüências.
Algumas pessoas aparentemente parecem não serem afetadas por estressores. Elas mantêm um senso de perspectiva e um senso de humor. Elas permanecem calmas no meio da adversidade e da catástrofe. Outras pessoas são oprimidas por estressores em menor número e intensidade e escorregam montanha abaixo, perdendo relacionamentos, empregos e eventualmente sua saúde física e mental. O que faz a diferença?
Força Interior
Embora possa parecer que nossos problemas são inteiramente o resultado de enormes estressores em nossas vidas, nosso equilíbrio mental e o grau de funcionamento de nosso sistema nervoso verdadeiramente determina como nos sentimos e respondemos e isto é muitíssimo mais importante. O que é melhor: sermos expostos a alguns estressores, mas sermos oprimidos por eles, ou sermos expostos a muitos estressores e respondermos com graciosidade e humor? Equilíbrio mental, funcionamento normal do sistema nervoso, graciosidade e bom humor são todos aspectos de força interior natural.
A questão importante é por que tantos de nós não temos o grau de força interior que nos protegeria de estressores e nos permitiria expressar completamente nossa criatividade e inteligência, resultando em uma vida feliz, produtiva, bem sucedida e preenchida.
Se a força interior é natural e normal para algumas pessoas, o que a limita para outras? O que causa fraqueza interior?
Estresse: Os Efeitos Armazenados das Sobrecargas
Estressores podem causar sobrecargas. Exemplos incluem o trauma físico e mental de passar por um acidente de carro, suportar a pressão de vários ou difíceis empregos, ou até receber um repentino choque agradável, tal como inesperadamente ganhar na loteria, herdar uma fortuna, ou assistir a um lindo por do sol. O fato de que nós podemos vir a reviver estas experiências em sonhos e que elas elevam nossas taxas hormonais demonstra que elas possuem um efeito negativo de longo prazo sobre nossa saúde e felicidade.
O estresse é a resposta do sistema nervoso a estressores que são grandes demais para darmos conta. É o resultado internalizado de sobrecargas externas. Ele consiste de anormalidades armazenadas que servem para nos proteger de exposições repetidas às mesmas sobrecargas, limitando nosso funcionamento. Uma analogia pode ajudar a tornar isto claro.
Considere os edifícios modernos. Eles são protegidos contra fogo na rede elétrica através de um sistema de circuitos separados, cada um protegido pelo seu próprio disjuntor que interrompe a corrente no circuito sempre que existe uma sobrecarga elétrica, seja causada por se utilizar um número excessivo de equipamentos elétricos ou por um curto-circuito. Na ausência de disjuntores, o intenso calor causado pela elevada corrente pode resultar em um sério incêndio. Se um ou dois disjuntores se desarmarem, o edifício ainda continua a funcionar. Pode-se usar uma extensão a partir de uma tomada que ainda esteja funcionando para o local onde for necessário. Não é conveniente, mas é muito melhor do que ter apenas um disjuntor para proteger o edifício inteiro.
Como um edifício moderno, podemos criar uma hipótese de que o sistema nervoso humano possui um mecanismo distributivo de cargas que o protege de dano sério quando é sobrecarregado, permitindo que ele continue a funcionar de maneira apropriada na eventualidade do fracasso de um ou mais de seus componentes. Ainda que não o tenhamos identificado em termos de anatomia ou bioquímica, pesquisadores podem observar os verdadeiros efeitos fisiológicos e mentais de estressores sobre as pessoas ao longo do tempo, usando efeitos mensuráveis tais como tempo de reação, ansiedade, confiança, raiva, memória, criatividade, resolução de problemas, resistência da pele, eletro encefalograma, pressão arterial e química do sangue, entre outros.
A Eliminação do Estresse
A única maneira de eliminar limitações no sistema elétrico de um edifício é remover quaisquer problemas como curtos-circuitos e o excesso de equipamentos conectados em uma tomada, então ir ao painel de disjuntores e religar todos os disjuntores desconectados.
A maneira natural (na realidade, a única maneira) de eliminar limitações no sistema nervoso humano (nossos estresses) é melhorar nossa vida através da remoção de pelo menos o pior dos estressores (por exemplo, obtendo tratamento para uma questão médica), então expomos o sistema nervoso a um profundo descanso.
Nós sabemos que o descanso profundo que obtemos através do sono é restaurador; não há dúvidas de que ele ajuda a eliminar o estresse. Mas claramente não é suficiente prevenir a perda de criatividade, inteligência e alegria que parece contaminar muitos de nós à medida que ficamos mais velhos. Se experienciarmos um evento traumático, nós poderemos ter pesadelos por anos até que o sono finalmente dissolva o estresse resultante.
O que precisamos é de um método natural de alcançar o descanso profundo que seja muito mais eficiente, porque o descanso é mais profundo. Existe tal método? A resposta é sim e se chama transcender.
Transcender: Descanso Físico Profundo com Mente Alerta
Em 1958, Maharishi Mahesh Yogi, na época um discípulo de um grande líder espiritual na Índia (Brahmananda Saraswati), foi solicitado a viajar pelo mundo, compartilhando o antigo conhecimento Védico de transcender sem esforço com todos que viessem a escutá-lo. O que emergiu desta bem sucedida jornada foi a formulação da Transcendental Meditation® (Meditação Transcendental), um curso de sete passos de instrução pessoal ensinado em centros pelo mundo. Pesquisadores científicos foram imediatamente atraídos para esta “nova” técnica como resultado de suas experiências pessoais e observações e seus muitos projetos de pesquisas geraram impressionantes resultados que foram aceitos por cerca de uma centena de publicações científicas.
Nós aprendemos destes ensinamentos que a TM® gera um estado fisiológico amplamente benéfico e único que foi chamado de "alerta descansado", um estado de repouso que é muito mais profundo do que o sono. Mais precisamente, ele ensina uma técnica simples, sem esforço e natural denominada transcender, que rapidamente reduz a atividade metabólica do corpo, ao tempo em que muito gentilmente mantém a mente desperta.
Meditação Natural Stress Relief
A NSR Meditation© foi desenvolvida para fornecer uma alternativa de baixo custo à TM®, possuindo evidência científica comparável, que focalizasse sobre a redução do estresse e omitisse o misticismo desnecessário impingidos pelas organizações da TM e ensinados em certos cursos avançados.
Transcender, como possibilitado tanto pela TM® como pela NSR© é de fato um método marcadamente efetivo de produzir um estado de descanso muito mais profundo do que o sono. Isto significa que estresses muito mais profundos podem ser dissolvidos.
Em apenas 15 minutos de prática duas vezes ao dia, estresses incorridos muitos anos atrás e que impediram nosso funcionamento integral são automaticamente liberados. Não apenas isto, mas a infelicidade, frustração ou cansaço resultante de nossas atividades de ontem e de hoje são levadas embora, nos deixando relaxados e energizados.
Com a prática regular da NSR por um período de meses e anos, até estresses mais profundos são liberados, fornecendo continuamente a possibilidade de liberar ainda mais profundos estresses. É como retirar camadas de uma cebola. Eventualmente, estresses dos quais nós nem mesmo tínhamos conhecimento (porque estávamos tão acostumados com eles) finalmente se dissolvem, dando-nos a flexibilidade e a imunidade virtual a estressores que é natural e espontânea em um sistema nervoso funcionando plenamente.
Este é o grande valor de eliminar o estresse. E, exceto por algumas restrições, qualquer pessoa pode fazê-lo facilmente e eficazmente aprendendo a NSR©.
Veja também....artigo na Wikipedia sobre Stress (em Inglês): Stress (biology)